Bolo Rei - Bimboca
installment loans bad credit direct lenders, bad credit personal loans unsecured, az personal loans fast

Bolo Rei

A receita já cá se encontrava no baú do bimboca, mas falta a foto digna de um rei. Hoje é dia dos doces e o bolo rei foi dos primeiros. Desde a chegada da Bimby que se tornou proibido comprar bolo Rei. Requer alguma paciência porque é trabalhoso, mas bem coordenado enquanto a massa leveda há espaço para outros doces e no fim de conta até se faz depressa. Sem dúvida o melhor bolo Rei, nem existe comparação possível com o das pastelarias, até já de chocolate saiu.

Ingredientes:

70g de Açúcar
Casca de 1/2 Laranja e de 1/2 Limão
130g de Leite
100g de Manteiga
3 gemas de Ovo
20g de Fermento de Padeiro fresco ou 1 saqueta de Fermento seco
20g de sumo de Laranja
400 a 450g de Farinha com fermento (previamente pesada)
1 pitada de Sal

Vinho de Porto q.b.
Frutos secos a gosto (utilizo uvas passas, amêndoa e avelã)
1 gema de Ovo para pincelar
Fruta Cristalizada, Nozes e Amêndoa para decorar

_
Preparação:

Primeiro cubra os frutos secos com o vinho do porto e reserve.

Coloque o açúcar no copo bem seco e pulverize 15segundos , velocidade 9. Junte as cascas dos citrinos através do bocal e rale uns segundos na velocidade 5.

Adicione o leite e a manteiga e programe 30 segundos, temperatura 37º, velocidade 6 e a seguir 30 segundos, velocidade 9, sem temperatura.

Reduza para velocidade e junte as gemas, o fermento e o sumo de laranja, misturando durante uns segundos. Deite a farinha a pouco e pouco através do bucal e só no fim a pitada de sal. Aumente para a velocidade 9 durante 30 segundos. Programe 3minutos, velocidade Espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola e que não fique agarrada às paredes do copo. Se for o caso, pare a bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.

Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copinho. Logo que isso aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15 segundos, velocidade 9 e 1 minuto velocidade espiga.

Retire a massa do copo e coloque sobre a bancada. Nesta altura coe os frutos secos e junte à massa. Terá que ter um recipiente com farinha para ir juntando aos poucos e poucos à massa enquanto amassa, de forma a que os frutos secos se espalhem pela massa e a massa não fique tão pegajosa. Findo isso dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untada. pincel a massa com gema de ovo e decore a seu gosto.

Aguarde que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180º durante 20/25 minutos

_

No Máquina do Pão, rale a casca da laranja e do limão. Coloque na cuba da Mfp todos os ingredientes, primeiro os líquidos depois a farinha com excepção dos frutos secos e seleccione o programa Massas (programa 8 na máquina Clatronic). Entretanto  cubra os frutos secos com o vinho do porto e reserve.

Quando o programa terminar retire a massa da cuba e coloque sobre a bancada. Nesta altura coe os frutos secos e junte à massa. Terá que ter um recipiente com farinha para ir juntando aos poucos e poucos à massa enquanto amassa, de forma a que os frutos secos se espalhem pela massa e a massa não fique tão pegajosa. Findo isso dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untada. pincel a massa com gema de ovo e decore a seu gosto.

Aguarde que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180º durante 20/25 minutos.

Partilho com vocês outra delicias que pertence aos doces natalício, Rabandas e feitas na Bimby ;-)

E porque não oferecer um bolo rei como presente de natal acompanhado com um belo Licor de café ou até mesmo uns Bombons de Limão.

_
Dá trabalho mas garanto-vos que nunca mais irão querer comprar bolo rei nas pastelarias. Fica muito fofinho e com um sabor extraordinário e além de tudo feito na nossa Bimby.

Fonte – Receita adaptada e alterado do livro Base Bimby v1, também disponível no livro Base v2 e no livro Massas e Doces

10 Comentários

  1. Sarokas diz:

    ficou lindo!
    tenho de fazer! ;)

  2. monisilva diz:

    Amiga porque será que fizeste bolo rei? É Natal? lol
    Boas Festas para ti junto de toda a família
    Beijinhos para ti e para o marido

    • AndreiaFreitas diz:

      Olá Monisilva, pois aqui é Natal ai não sei :-P Desejo-te Um óptimo Natal a Ti e ao meu Marido também e espero que te tenhas portado bem para receberes umas boas prendinhas. Beijinhos

  3. cecilia diz:

    Olá!
    Continuação de Boas Festas. Este bolo rei está simplesmente fantastico, adorava fazê-lo agora para o Ano Novo, mas não tenho Bimby (com muita pena minha), achas que esta receita pode ser feita na MFP? Se sim é possivel enviares?
    Agradeço imenso.

    Beijo grande

  4. cecilia diz:

    Andreia, vejo que já colocas-te a receita feita na MFP. Obrigada. Vou experimentar e depois dou noticias.

    Beijo

    Cecília