Iogurte de Ananas Caramelizado - Bimboca

Iogurte de Ananas Caramelizado

Consegui fazer a receita da primeira pagina  do livro que tenho de iogurtes. Com tanta boa escolha torna-se difícil, chego a abrir o livro e escolher ao calhas. Mas desta vez vi a venda Ananás com um aspecto maravilhoso e tive que comprar, porque abacaxi infelizmente ainda não consegui encontrar, é incrível. Pois bem, tinha que dar saída ao ananás não apenas em come-lo simples. E saíram estes iogurtes MARAVILHOSO.

De experiência a experiência passo a gostar mais dos iogurtes caseiros. Tornam.se mais saborosos. E em cada experiência bem sucedida ainda se podem aperfeiçoar mais. Acrescentar isto ou aquilo, consoante a nossa imaginação nos levar. Destes só tenho mesmo a dizer, a repetir vezes sem fim, mesmo que o Ananás não esteja doce para se comer simples 😀

Ingredientes:

800g de Leite meio gordo Bio * ( pode usar 1000g)
1 Iogurte natural ou Fermento para Iogurtes
2 Fatias de Ananás ( coloquei 4/5 para ter mais quantidade)
30g de Manteiga
30g de Açúcar ( deitei mais um pouco a olho entretanto)

Preparação:

Corte o ananás em pedaços pequenos. Faça derreter a manteiga em lume brando. Uma vez derretida acrescente o ananás e polvilhe com o açúcar e deixe caramelizar em lume médio. Divida pelos frascquinhos e reserve.

Entretanto envolva o leite com o fermento com um fouet ou na Bimby na velocidade 2 durante 1 minuto. Se for com iogurte deite o leite com o iogurte na Bimby e programe 2 minutos na velocidade 3.

Divida o liquido pelos frascos da iogurteira. Leve à iogurteira  sem a tampa, entre 10 a 12 horas ou  pré aqueça o forno a 50º e desligue e coloque os frasquinhos no forno  bem abafados com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos durante o mesmo número de horas.

No fim do ciclo de fermentação retire os iogurtes, coloque a tampa e leve ao frigorífico para repousar no mínimo 4h.

No modo tradicional, proceda de igual modo com o ananás.

Envolva o leite com o iogurte natural ou fermento para iogurte numa liquidificadora, e reserve.

Divida o liquido pelos frascos da iogurteira. Leve à iogurteira entre 10 a 12 horas ou  pré aqueça o forno a 50º e desligue e coloque os frasquinhos no forno  bem abafados com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos durante o mesmo número de horas.

No fim do ciclo de fermentação retire os iogurtes, coloque a tampa e leve ao frigorífico para repousar no mínimo 4h.

Nota:

*A base do iogurtes é o leite, poderá usar leite gordo, meio-gordo ou até mesmo magro. Se optar pelo magro terá que ter em atenção que para que fiquem sólidos é conveniente que fiquem a fermentar mais duas horas, ou seja, 10 horas. É importante que o iogurte que utilizar tenha uma data de validade prolongada, porque os iogurtes que fizer em casa terão a data de validade desse mesmo iogurte. Pode também usar um iogurte natural feito em casa.

Fonte – Receita adaptada do livro ” Yaourts & Crèmes”

Podem adquiri o livro aqui

11 Comentários

  1. Simplesmente maravilhosos, como sempre. 🙂

  2. Já tenho a receita!! E o que é que vou fazer hoje, o quê?

    🙂 Claro, os iogurtes… depois conto como ficaram….

  3. Parecem-me muito bons, só tenho uma duvida… não levam leite em pó?

  4. Gisela diz:

    Devem ter ficado tão bons esses iogurtes. Também os prefiro caseiros aos de compra e podemos sempre inovar.
    Um beijinho e bom fim de semana

  5. Marmita diz:

    Ficou com um aspecto muito bom, adorava provar iogurtes caseiros! beijo

  6. catia diz:

    Estes iogurtes parecem me maravilhosos! Mas tenho uma duvida que ainda sou novata nisto dos ogurtes! Nāo tenho iogurteira e por isso coloco-os no forno pre aquecido mas com as tampas nos frasquinhos. Estes tem mesmo de ir sem tampa?
    Beijinhos

    • Bimboca diz:

      Ola Catia. Eu sugeria nao os colocar com a tampa, mas como os coloca no forno fico na duvida. Na iogurteira se os colocar com tampa ficam com a condensacao, por isso que nao se deve colocar. Se gosta dos iogurtes caserios, pense em adquirir uma iogurteira, nao se vai arrepender. beijinhos

  7. gisela diz:

    ola ! CONQUISTOU-ME ! EU NAO SOU MUITO DE ANDAR NA NET MAS SEMPRE QUE CRUZO CONSIGO, FICO HORAS! TENHO UMA DUVIDA TAMBEM: JA TENTEI DUAS RECEITAS DE IOGURTES, COCO E BANANA MORANGO, NA BIMBY E DEPOIS VERTO PARA A IOGURTEIRA. NUNCA LIGUEI MUITO AO TEMPO E FICARAM SEMPRE MAIS DE OITO HORAS (10/12 H.)… OS DOIS AZEDARAM! NAO GAHARAM VAPOR NEM NADA…. ? NO INVERNO FIZ E FICARAM BEM. SERÁ DE USAR FRUTA VERDADEIRA?

    • Bimboca diz:

      Ola Gisela Desculpe a demora em responder mas tenho andado ausente desta blogue esfera.. O que pode ter acontecido aos iogurtes é de usar morango. Deve primeiro cozinha a fruta, como se fosse compota, vera que ai ficam delicioso 😀