Iogurte de Biscuits - Bimboca

Iogurte de Biscuits

A minha iogurteira começou novamente a marchar, admito já tinha saudades dela e com o novo livro que já tinha adquirido a algum tempo, o que faltava mesmo era pôr em prática as receitas. A escolha tornou-se difícil como evidente mas após uma pequena reflexão decidi-me por este. Já experimentei iogurtes com aroma, com docesnaturais, tenho que me iniciar na introdução de outros elementos como fruta e bolachas. A sua execução não tem nada que saber é do mais simples, reli a receita algumas vezes, pois o livro é francês e estava com receio que algo me estaria a passar ao lado, mas de facto não, 1, 2, 3 e iogurtes prontos. O seu sabor não é doce, são como os iogurtes naturais, porque não levam adição de açúcar, ficam com um ligeiro sabor a biscuit, mas para a próxima irei duplicar a quantidade de bolachas que indica na receita. A repetir mais vezes

Se há pais que o da iogurteira é mais evidente é a franca. Há iogurteiras a venda com 16 frasquinhos, onde se pode fazer iogurtes, sobremesas e ate queijos.  De livros, quais deles escolher, uma infinidade de escolhas. Aromas indicados principalmente para iogurtes e principalmente fermentos para iogurtes. Já não é necessário a utilização de um iogurte para se fazer iogurtes. nesta receita experimentei esse fermentos e virei adepta. Mas caso não tenha acesso a esse fermentos substituía o fermento por um iogurte natural.

Ingredientes:

800ml de Leite ( utilizei Meio-Gordo Bio) *

1 Saqueta de Fermento para iogurtes ou 1 Iogurte Natural

4 Biscuits Petit Lu em migalhas ( eu introduzi inteiras)

_
Preparação:

No copo da Bimby deite o fermento(iogurte), bolachas e  acrescente 200g de leite e programe  1 minuto, temperatura 37º na velocidade 1 1/2. Acrescente o restante leite durante 1 mintuos  na velocidade 3.

Divida o liquido pelos frascos da iogurteira. Leve à iogurteira  sem a tampa, entre 8 a 10 horas ou  pré aqueça o forno a 50º e desligue e coloque os frasquinhos no forno  bem abafados com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos durante o mesmo número de horas.

No fim do ciclo de fermentação retire os iogurtes, coloque a tampa e leve ao frigorífico para repousar no mínimo 4h.

Na hora de os comer deite sobre o iogurte pedacinhos de bolachas em migalhas e bom apetite

_

No modo tradicional, num recipiente, deite o fermento(iogurte) as bolachas e  va adicionando lentamente o leite mexendo constantemente com um fouet **. Divida o liquido pelos frascos da iogurteira. Leve à iogurteira entre 8 a 10 horas ou  pré aqueça o forno a 50º e desligue e coloque os frasquinhos no forno  bem abafados com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos durante o mesmo número de horas.

No fim do ciclo de fermentação retire os iogurtes, coloque a tampa e leve ao frigorífico para repousar no mínimo 4h.

Na hora de os comer deite sobre o iogurte pedacinhos de bolachas em migalhas e bom apetite

Nota:

*A base do iogurtes é o leite, poderá usar leite gordo, meio-gordo ou até mesmo magro. Se optar pelo magro terá que ter em atenção que para que fiquem sólidos é conveniente que fiquem a fermentar mais duas horas, ou seja, 10 horas. É importante que o iogurte que utilizar tenha uma data de validade prolongada, porque os iogurtes que fizer em casa terão a data de validade desse mesmo iogurte. Pode também usar um iogurte natural feito em casa.*

* no livro não indica que é necessário aquecer o leite, na bimby por facilidade aqueci algum a temperatura que indiquei, mas de modo manual, não necessita de o fazer.

Fonte – Receita adaptada do livro ” Iaourts & Crèmes”

Podem adquiri o livro aqui

5 Comentários

  1. Marilia Neves diz:

    Nunca tinha ouvido falar desse fermento…Onde posso encontrar? no Corte Inglês?

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Marilia. Pois não sei se haverá venda na no el corte ingles. os meus foram comprados na frança, vou tentar procurar pela internet se existe a venda online e informo logo que possivel. Mas pode substituir o fermento pelo iogurte.

  2. Anafr diz:

    Cá em casa adorámos estes iogurtes. A mais nova pediu apenas para lhe adicionar um pouco de açucar (ela é gulosa como a mãe) e teceu o seguinte comentário: mãe, acho que para a próxima devias pôr mais umas bolachas…lá, está gulosa! Os outros 2 e os “quotas” adoraram.
    Ficaram ótimos e como já´se percebe, vamos repetir.
    Obrigado Andreia por estas partilhas tão saborosas.
    Beijinhos.
    P.S. achei interessante a ideia do fermento 🙂

    • Bimboca diz:

      Ola Anafr, ai essa menina gulosa.. irei posta em breve um artigo sobre iogurtes caseiros e vou falar do femrnto e nao so. Estou a tentar procura-lo online para que tenham a oportunidade de o comprar. Obrigada pelo seu feedback e por visitar o meu cantinho volte sempre. Bjinhos

  3. Renata diz:

    Finalmente experimentei os iogurtes de bolacha…ficaram super gulosos porque fiz de cabeça e coloquei mais bolachas do que esta receita leva. Não é à toa que quando era pequena, o Monstro das Bolachas era o meu favorito na RUA SÉSAMO. A repetir muitas vezes. Renata