Iogurte de Maracujá e Banana - Bimboca

Iogurte de Maracujá e Banana

 

Iogurtes  Exóticos!! que vos parece? Há pouco que dizer, pois não existe palavras. Já estou a ver a iogurteira a pedir reforma, com o uso seguido que lhe tenho dado.

Um dos melhores iogurtes que fiz até hoje, é o comentário do Marido. A foto não retrata bem o iogurte porque ficou demasiado escura 🙁 quem nao tem pratica da nestas coisas.

Ingredientes:

800g de Leite meio gordo Bio *
1 Iogurte natural ou Fermento para Iogurtes
1 Banana
1 Maracujá
2 Colheres de Sopa de Água
100g Açúcar

Preparação:

Na Bimby, deite no copo a banana às rodelas e a polpa do maracujá, com o açúcar e as 2 colheres de água. Programe 20 minutos na velocidade 1 temperatura 50º, quando faltar 1o minutos aumente para a velocidade 2.

Quando terminar o tempo deite o preparado nos copos dos iogurtes e deixe arrefecer.

Entretanto envolva o leite com o fermento com um fouet ou na bimby na velocidade 2 durante 1 minuto. Se for com iogurte deite o leite com o iogurte na bimby e programe 2 minutos na velocidade 3.

Divida o liquido pelos frascos da iogurteira. Leve à iogurteira  sem a tampa, entre 10 a 12 horas ou  pré aqueça o forno a 50º e desligue e coloque os frasquinhos no forno  bem abafados com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos durante o mesmo número de horas.

No fim do ciclo de fermentação retire os iogurtes, coloque a tampa e leve ao frigorífico para repousar no mínimo 4h.

No modo tradicional.  Num tacho leve ao lume brando a polpa de maracujá com a banana cortada ás rodelas, o açúcar e a água, durante 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Quando terminar o tempo deite o preparado nos copos dos iogurtes e deixe arrefecer.

Envolva o leite com o iogurte natural ou fermento para iogurte numa liquidificadora, e reserve.

Divida o liquido pelos frascos da iogurteira. Leve à iogurteira entre 10 a 12 horas ou  pré aqueça o forno a 50º e desligue e coloque os frasquinhos no forno  bem abafados com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos durante o mesmo número de horas.

No fim do ciclo de fermentação retire os iogurtes, coloque a tampa e leve ao frigorífico para repousar no mínimo 4h.

Nota:

*A base do iogurtes é o leite, poderá usar leite gordo, meio-gordo ou até mesmo magro. Se optar pelo magro terá que ter em atenção que para que fiquem sólidos é conveniente que fiquem a fermentar mais duas horas, ou seja, 10 horas. É importante que o iogurte que utilizar tenha uma data de validade prolongada, porque os iogurtes que fizer em casa terão a data de validade desse mesmo iogurte. Pode também usar um iogurte natural feito em casa.

Fonte – Receita adaptada do livro ” Iaourts & Crèmes”

Podem adquiri o livro aqui

6 Comentários

  1. Mónica diz:

    Amiga com maracujá tenho a certeza que estão optimos gosto tanto dessa fruta. Pena que cá em casa são somos muito apreciadores de iogurtes caseiros, faço raramente.

    Beijinho

  2. Vânia diz:

    Olá, a pagina deu um erro, não sei se recebeu o meu comentario.
    Gostei imenso da ideia, e também me tenho aventurado nos iogurtes, uns correm bem, outros nem por isso….MAs fala em colocar na iogurteira destapados, é sempre assim? é que eu tapo-os sempre….depende dos iogrutes, da iogurteira ou é mesmo assim? Obrigada.
    desculpe o interrogatorio.

    • Bimboca diz:

      Ola Vania. Nunca se deve tapar, apenas quando vao para o frigorifico. inicialmente tambem os tapava, mas quando comprei o livro de iogurtes vi que indicava que deve ir sem tampa, e de facto o resultado é diferente.

  3. Cátia diz:

    Olá.

    Desde que comprei a minha Bimby que sigo o seu blog. Adoro, tem receitas divinais!
    Reparei que está em França tal como eu, e queria perguntar-lhe qual o fermento para iogurtes que usa. O único que conheço são os Alsa, mas já me disseram que há melhores.
    Também gostava que me dissesse onde compra os aromas. Acho que vi no Boulanger, mas não tenho a certeza..

    Um beijinho e boas receitas, tudo o que aqui está é delicioso!

    • Bimboca diz:

      Ola Catia, obrigada pelas sua visita e por seguir o meu cantinho, embora esteja parado devido a imenso trabalho, prometo voltar. Veja no Boulanger, tem la sim embora muitas vezes alguns aromas estao esgotados, veja tambem no Cora ao pé das iogurteiras.. fico a espera das fotos 😀 Beijinhos