Iogurte Natural Sólidos - Bimboca

Iogurte Natural Sólidos


É tão simples fazer iogurtes que já nem sei compra-los. Parece irónico mas o sabor dos iogurtes feitos em casa são simplesmente deslumbrantes. E não fossem eles feitos , nos tempos dos nossos avós ou até dos nosso pais, em casa. Agora com a evolução, falta de tempo, e a facilidade de os comprar já há pouca gente que os faça. Mas a Bimby veio para mudar esse pensamento, em três tempos temos o preparado feito, é só levar à iogurteira ou então simplesmente deixa-los fermentar no copo da Bimby e depois de pronto transferi-los para os copinhos.

Sem duvida que os iogurtes são os primeiros a fazerem parte das receitas poupanca. Tem noção de quanto poupa em iogurtes num mas se os fizer em casa?

Ingredientes:

800ml de Leite ( utilizei Magro) *
1 Iogurte Natural
15g de Leite em Pó
80g de Açúcar

Preparação:


No copo da Bimby deite o leite, leite em pó e o açúcar e marque 4 minutos, temperatura 50º, velocidade 4. Junte o iogurte durante 15 seg, velocidade 4.
Divida o liquido pelos frascos da iogurteira e leve à iogurteira 10 horas.
Caso não tenha iogurteira, existem 2 maneiras de preparar os seus iogurtes:

_A primeira é preparar a base dos iogurtes na bimby e deixar que fermente no copo da bimby, embrulhando o copo em dois sacos plásticos, ou um saco térmico e uma manta polar e leve o copo ao forno, pré-aquecidos a 50º e já desligado, durante 8 a 10horas. No final pode transferir o iogurte para os frasquinhos.

_A segunda opção é preparar o iogurte na bimby e transferi-os directamente para os frasquinhos. Coloque-os numa caixa para servirem de base, embrulhe com uma toalha, com dois sacos plásticos ou um saco térmico e uma manta polar e leve o copo ao forno, pré-aquecidos a 50º e já desligado, durante 8 a 10horas.

Nota: * A base do iogurtes é o leite, poderá usar leite gordo, meio-gordo ou até mesmo magro. Se optar pelo magro terá que ter em atenção que para que fiquem sólidos é conveniente que fiquem a fermentar mais duas horas, ou seja, 10 horas. É importante que o iogurte que utilizar tenha uma data de validade prolongada, porque os iogurtes que fizer em casa terão a data de validade desse mesmo iogurte. Pode também usar um iogurte natural feito em casa.

Tem aqui no blogue uma infinidade de receitas: como iogurte de baunilha (o meu predilecto), depois a versão com compota de kiwi e banana ( a compota encontra-a aqui) depois tem os iogurtes de ananás e baunilha que ficam sempre óptimos.

13 Comentários

  1. Joaninha diz:

    Lindona vou aproveitar as dicas e alterar um ponto ou outro ao que já tinha experimentado….acho que não ficam muito sólidos…mas…..também nunca liguei o forno antes a 50º.
    Gracias…:))

  2. argas diz:

    Ficou lindo! Com uma consistência perfeita!

  3. guida diz:

    olá Andreia eu ainda sou nova nisto,diz-me quanto tempo tenho de ter o forno ligado sff

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Guida. Seja bem vinda. O forno tem que ser pré-aquecido a 50º. Não sei quanto tempo demora, porque depende do tipo de forno. Se for automático, se o programar a 50º ele não ultrapassa dessa temperatura.

  4. j_bimby diz:

    Ficaram muito bons! A única coisa que falhou foi terem ficado com algum sabor, talvez do copo da bimby (ou da tampa): ( Não sei se vos acontece isso, mas parece-me sempre que a tampa da bimby, por mais bem lavada fica com os cheiros dos refogados, o que não é nada agradável…

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola j_bimby ficou muito contente que tenhas ficado bons, quanto ao sabor é estranho, nunca notei nada, cheiros sim mas quanto ao sabor não. Sugiro que a deite água e umas gotas de vinagre ou limão e que a ponha a aquecer a 100º durante alguns minutos. Pode ser que reduza.

  5. Só posso dizer que ficaram deliciosos… hummmmmm
    Experimentem!

  6. Doroteia diz:

    experimentei este fim de semana e não gostamos 🙁 não sei se algo correu mal na fermentação, se não gostamos é mesmo no sabor…
    mas qualquer dia vou tentar novamente!

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Doroteia, não terá sido da fermentação? Se é do sabor podes sempre aumentar a quantidade do açúcar mas já se sabe natural é natural. quem se habitua ao de sabor não gosta dos naturais. Já houve quem os fez e gostaram, algo deve ter-se passado. Tens de voltar a repetir. beijinhos

  7. Tess diz:

    É mesmo para colocar o copo da Bimby dentro do forno ? Bem sei que já desligado ….

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola tess, sim é mesmo para colocar, porque a temperatura é mais constante. Mas pode agora em epoca quente experimentar sobre a bancada, mas no inverno sugiro dentro do forno. espero ter ajudado

  8. […] resultou em alguma sobra do creme, que lhe dei logo fim. Uns iogurtes  de Baunilha, poderão ser Naturais, acompanhados com um creme de limão resultou num acompanhante perfeito de um aconchego no […]