Marmelada - Bimboca

Marmelada

Admito que não sou admiradora de Marmelada, mas quando a minha mãe passa horas a mexer para que fique com a cor e consistência perfeita para cortar à fatia, dou-lhe o seu louvor e no final lá vou eu rapar o tacho, quentinha ainda vá que não vá.  Este ano ofereceram-nos marmelos e estava já ansiosa a espera deles. Não para a comer com certeza  mas sim para a fazer na Bimby e para provar que a Bimby também faz marmelada e com menor esforço :-D. E com a vinda dos marmelos, segue-se a marmelada e bons momentos de petiscos de Romeu e Julieta.

Ingredientes:

800g de Marmelos
650g de Açúcar*

_
Preparação:

Descasque e retire o caroço aos marmelos e deite no copo da bimby juntamente com o açúcar. Triture durante 30 segundos na velocidade 9. Com a ajuda da espátula faça descer os resíduos que ficou na parede do copo e programe 1.30h, temperatura 100º na velocidade 3. No final retire o copinho da tampa, substituindo pelo cesto e seleccione 30 minutos, temperatura varoma, na velocidade 3. Desta forma obterá uma consistência para cortar à fatia.

Nota: Há quem faça a marmelada com a casca dos marmelos. Nunca fiz e segui o exemplo da minha mãe. No livro base da bimby indica com casca. Caso pretenda utilizar a casca sugiro que coloque mais algum tempo na sua cozedura para que fiquei mais vermelha e após esse tempo introduza a temperatura varoma para que fique no final com uma óptima consistência.

Para que a marmelada dure mais tempo durante o ano, é conveniente que ela fique bem seca e o que apreendi com a minha mãe é colocar os recipientes da marmelada ao sol cobertos com um pano. A minha mãe chega a ter marmelada até a chegada dos novos marmelos.

* Pode diminuir ao açúcar caso pretenda.

10 Comentários

  1. Mónica diz:

    Olá Andreia , espero que esteja tudo bem ctg.

    A marmelada tem muito bom aspecto, no entanto podes fazer com casca á vontade fica na mesma boa não notas diferença, no que respeita o tempode de cozedura penso que te enganaste no livro base apenas diz 30 minutos na vel. 3 a 100º e para quem gosta de mais durinha depois convém dar mais 10 minutos, Varoma, vel.3.

    Tu colocas 1h30m.

    Beijinho

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola monica não me enganei, foi este o tempo que utilizei para ter ficado com esta cor. Podem adaptar conforme o gosto da cor e consistência 😉 bjinhos

  2. claudia diz:

    Fiz esta receita apenas a 1.30h troquei por 1h e ficouuuuuu de comer e chorar por mais… adorei… andreia continua assim e a por posts novos a malta agradece 🙂

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola claudia fico contente que tenha experimentado. Se deixar mais tempo ela mais vermelha vai ficar e mais seca. se pretender nao encontrar os grumos da marmelada, triture mais 15 segundos, foi o que fiz. Dizem que ate se desfaz na boca, ou seja, uma delicia. Acredito que 30 minutos do livro base possam ser os suficientes, mas tambem acredito que nao fica como ficou a minha. Bom apetit e em breve havera mais posts.

  3. Gisela diz:

    Andreia, que bela marmelada, na realidade acho os 30 minutos pouco para cortar à fatia, que também é como gosto. Eu faço cerca de 40 minutos mais um pouco na temperatura varoma e fica vermelhinha e consistente.
    Um beijo e boa semana

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Gisela. Obrigada pelo comentário. Pois pensamos ambas que os 30 minutos são de facto pouco, eu coloquei 1.30 para que ficasse bem vermelhinha. Este fim de semana voltei a repetir acrescentando outro fruto que em breve irei publicar, mas fiz novamente 1.30 e parece-me que ainda ficou mais vermelhinha. Esta linda. Um beijo e desejo-lhe uma boa semana, obrigada pela sua participação

  4. carla diz:

    OBRIGADA, o meu filho esta a estudar o ciclo do marmeleiro e tem que levar marmelada para a escola na semana passada fiz a do livro e não gostei pois não esta vermelhinha e boa como eu gosto.
    hoje tentei a sua receita e ADOREI esta fantastica OBRIGADA

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Carla. estou muito contente que tenha experimentado e gostado da minha receita. E o seu filho ainda deve ter gostado mais por levar uma marmelada bonita para a escola 😉

  5. ju diz:

    Por acaso também fiz hoje. No entanto, sou mais fã da de barrar o pão… Contudo, como às vezes certas visitas me questionam sobre marmelada às fatias, estou tentada a experimentar a tua versão! Depois darei notícias…
    bjs
    ju