Massa Bricke com Saint Jacques/Vieiras - Bimboca

Massa Bricke com Saint Jacques/Vieiras

Existem coisas tão simples mas que se apresentam tão elegantes que acabamos por nem as imaginar, nem as fazer. Pode ser servido como uma entrada quente ou então mesmo como um prato.

E porque não, optar por fazer uma refeição apenas de verrines, salgados e doces. Acredite que os convidados ficarão surpreendidos por tamanha variedade e requinte.

Massa Bricke é do gênero da massa Filo mas mais utilizada para salgados. Em cru é liso, menos regular e depois de cozida também é estaladiço mas não tanto como a Filo em camadas. Fica com uma superfície algo irregular com buraquinhos.

A massa Filo é constituída por camadas muito finas parecendo-se com uma folha de papel. Depois de cozida fica muito estaladiço
(tipo Pastéis de Tentugal).

Aqui em franca ainda não consegui encontrar massa filo, não sei se terá outro nome, mas não desisto em procurar.

Saint Jacques são designadas em Portugal por Vieiras. Não sou apreciadora de mariscos nem de moluscos, mas desde que sejam cozinhados de forma diferente, há que se experimentar, e incrível, gostei e irei repetir.

Hoje deixo-vos esta sugestão, exelente para datas especiais.

Ingredientes:

Massa Bricke
1 embalagem de Saint Jacques/Vieiras congelados
1Knorr de Alho e Salsa
Oregãos q.b.

Preparação:

Leve ao lume numa frigideira durante uns 15 minutos os Saint Jacques com o knorr e polvilhado com orgãos. Verifique no final do tempo se estão cozidos.

Estenda a massa Bricke e coloque no seu meio uma pequena proporção de Saint Jacques. Junte as extremidades e feche com uma linha, não apertando de mais para que a massa não corte.

Coloque sobre um tabuleiro untado com manteiga. Eu usei papel vegetal mas colaram. Ou entao use papel vegetal untado com manteiga.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° até que a massa esteja dourada.

Sirva ainda quente.

Obrigada Madrinha por me fazer gostar destas coisas tao boas ;-).

Sem Comentários