Mousse de Ananás - Bimboca

Mousse de Ananás

Esta é provavelmente a melhor mousse que conheço. A receita foi-me dada pela minha cunhada Elisabeth e eu adaptei-a a Bimby. É extremamente leve, mesmo depois de um almoço bem abonado há sempre lugar para esta mousse.

Esta mousse rende bastante, mas pelos ingredientes, o seu valor ultrapassa os 2.50 euros, desse introduzia na receitas poupança, ate 5 euros.

Ingredientes:

3 Claras
1 lata de Leite Evaporado
1 embalagem de Bolachas Maria
1 saqueta de gelatina de Ananás
1 lata de Ananás

__
Preparação:

Na Bimby, deite as bolachas no copo e dê uns toques no turbo até ficarem parcialmente picadas. Reserve. Abra a lata do ananás e deite metade da calda num tacho e leve ao lume médio até começar a ferver, retire e acrescente a saqueta da gelatina de ananás e mexa até diluir. Acrescente a restante calda para arrefecer mais depressa e reserve. Com o copo bem limpo e seco e com a borboleta colocada,  introduza as claras com uma pitada de sal e programe 3 minutos velocidade 3, retire e reserve. Sem lavar o copo, deite o leite evaporado e programe 6 minutos velocidade 3, o leite terá que ficar bem batido, tipo espuma, caso não esteja programe mais um pouco. Envolva com um fouet  as claras com o leite evaporado e vá acrescentando a calda gelatina de ananás reservada.

Corte o ananás em pedaços pequenos. Em taças individuais ou num pirex vá deitando alternadamente, uma camada do leite evaporado, a bolacha maria picada e ananás. Termine com uma camada bolacha.

De modo tradicional, pique a bolacha maria e reserve. Abra a lata do ananás e deite metade da calda num tacho e leve ao lume médio até começar a ferver, retire e acrescente a saqueta da gelatina de ananás e mexa até diluir. Acrescente a restante calda para arrefecer mais depressa e reserve. Num recipiente deite as claras  com uma pitada de sal e bata ate obter claras em castelo, e reserve. Num outro recipiente deite a lata do leite evaporado e bata até que fique com espuma.

Envolva depois, pouco a pouco, com um fouet as claras em castelo e a calda de gelatina de ananás.

Corte o ananás em pedaços pequenos. Em taças individuais ou num pirex vá deitando alternadamente, uma camada do leite evaporado, a bolacha maria picada e ananás. Termine com uma camada bolacha.

Torna-se dificílimo resistir a esta mousse, tento alternar com a mousse de lima mas como esta não há nenhuma. Quem sabe um dia encontre uma melhor ;-)-

_

16 Comentários

  1. monisilva diz:

    O que eu esperei pela receita desta mousse, mas valeu a pena Andreia porque deve ser mesmo uma delícia.

    Não me escapa 🙂

    Beijinhos

  2. Deve ser uma delicia, só pelo aspecto das taças.
    Gostei muito, a guardar no caderninho.
    Bjs

  3. Cindy diz:

    Bom dia. Tem realmente um aspecto delicioso, mas nunca ouvi falar neste leite. Onde posso encontrar ou como fazer??
    Obrigada.

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Cindy, o leite evaporado encontra-se nos hipermercados mesmo ao pé do leite condensado. É em lata também.

    • nadia diz:

      O leite evaporado compra-se na maioria dos supermercados, localiza-o ao pé dos leites condensados. Não tem açucar, pode utiliza-lo nos gelados estes ficam deliciosos
      Bom apetite

  4. Borboleta diz:

    Que óptimo aspecto, adoro doces com ananás!!!
    Bjs…

  5. maria diz:

    Hum… que bom aspecto!!

    Lata gde ou pequena de ananás?

  6. Rita diz:

    Finalmente uma mousse sem leite condensado 🙂 Obrigada

  7. Odete almeida diz:

    Optimo

  8. Olá Andreia, testado e aprovado :)… Um destes dias sai no meu blog, com os devidos créditos claro 🙂
    Um beijinho