Panna Cotta com Sabor Exótico - Bimboca

Panna Cotta com Sabor Exótico

A primavera chega timidamente ao mês de Março, ora num dia faz sol e temos 20 graus de temperatura, como no dia seguinte, cai neve torrencialmente, granizo e um frio que não se aguenta. Ha-de-se la entender este tempo. Mas eu não me deixo intimidar. Lá fora pode nevar mas em casa já chegou a primavera. As mangas andam uma delicia e estou a apaixonar-me pelos maracujás, fruta que em Portugal não apreciava muito. Cheguei a utilizar pois o Bé gosta imenso. Agora se os vejo, tenho que os comprar. Não consigo entender esta mudança repentina de gostos 😀 Mas que são bons gostos são.

Ao folhear o livro das Panna Cottas, não é que descobri a receita Perfeita. Panna Cotta +Maracujá+ Manga!! Tem tudo para ser delicioso e uma Receita Aprovada. Não hesitei nem um bocadinho e tive que experimentar. Uma digna sobremesa Exótica.

Ingredientes: ( para 4 unidades)

Panna Cotta:
500g de Natas
50g de Açúcar
1 vagem de Baunilha
3 Folhas de Gelatina ou 2 Colheres de chá de Agar Agar (eu utilizei Agar-Agar)

Fruta:
1/2 Manga bem Madura
1/4 de Ananás ( não usei)
2 Maracujás
1 colher de sopa de Açúcar
1/2 Lima
2 colher de sopa de Whisky, a receita indica 4 de Rhum

Preparação:
Da Panna Cotta:
Abra a vagem  longitudinalmente e raspe com o bico de uma faca o interior para extrair as sementes. Deite no copo da Bimby as natas, o açúcar, e as sementes da vagem de baunilha incluindo a vagem e programe 6 minutos, velocidade colher inversa, temperatura 90º. Entretanto coloque de molho a gelatina em água fria, ou caso use Agar Agar com umas gotas de água.
Quando terminar o tempo da Bimby, retire a vagem do copo e misture a gelatina no leite e programe 1 minuto velocidade 3 para que fique bem dissolvida.
Se utilizar Agar-Agar programe mais 6 minutos , temperatura 90º, na velocidade 4, atenção para não ter a colher inversa accionada. Verifique no final do tempo de o Agar-Agar se dissolveu, caso não programe mais algum tempo.
Divida o preparado pelos potes, deixe arrefecer e leve ao frigorífico no mínimo 4 horas.
_
No modo tradicional, abra a vagem  longitudinalmente e raspe com o bico de uma faca o interior para extrair as sementes. Introduza as natas, as sementes da vagem, a vagem e o açúcar num tacho e leve em lume brando até que levante fervura e retire do lume. Entretanto coloque  de molho a gelatina em água fria, retire a vagem da caçarola e misture a gelatina no preparado quente mexendo bem para dissolver. Se utilizar Agar-Agar  leve novamente o preparado ao lume ate que o Agar- Agar se dissolva.
Divida o preparado pelos potes, deixe arrefecer e leve ao frigorífico no mínimo 4 horas.
_
Da fruta:
Corte a Manga, e caso utilize o ananás, em cubos pequenos e deite num recipiente. Corte os maracujás e retire a polpa e acrescente a restante fruta.  Junte o açúcar,o Rhum ou Whisky  e o sumo da lima e envolva tudo bem.

Sobre a Panna Cotta deite uma quantidade razoável de fruta. Decore a seu gosto e sirva.

Se gosta de Maracujas tal como eu, que passei a gostar então sugiro que vejam estas receitas :-D:

Espuma de Maracujá,

Panna Cotta com Gelatina de Maracujá,

Fonte – Receita adaptada e alterada do livro ” La crème des Panna Cottas” do Tomas Feller

Podem adquiri o livro aqui

4 Comentários

  1. Mónica diz:

    Amiga que linda ficou esta panna cotta com sabor exótico é totalmente do meu agrado. Adoro maracujás 🙂

    Beijinho

  2. Gisela diz:

    Que delicia deve ser esta panna cotta. E ficou linda como sempre
    Um beijinho

  3. Patricia diz:

    Boa noite, na receita diz para adicionar leite, mas não diz a quantidade, pode por favor dizer qual a quantidade de leite a colocar na receita?
    Obrigada,
    Patricia

    • Bimboca diz:

      Ola Patrícia, peço desculpa apenas responder agora. Quanto ao leite, elimine essa parte. como copiei o modo de preparação de outra panna cotta que se encontra no Blogue também, ao rectificar a receita não dei conta do leite.