Profiteroles - Bimboca

Profiteroles

Este doce é extraordinário, é daqueles que encaixa sempre, em qualquer altura festiva. Estes levaram como recheio creme pasteleiro, mas o pré-preparado. Compro-o directamente numa pastelaria perto de casa. Mas também existe a venda online na casa Januário. Uso este creme quando o tempo não me permite para mais, rápido, delicioso e sempre com a consistência ideal.

A massa dos profiteroles é a massa choux pode ser recheado com um creme doce para sobremesa ou então um salgado para entradas.
_
Ingredientes: *
160g de Farinha
250g de Água
100g de Manteiga
1 colher de chá de Sal
1 pitada de Açúcar
4 Ovos Médios
__
Preparação:
Pese a Farinha e reserve.
No copo coloque a água, a manteiga, o sal, o açúcar e programe 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. Junte a farinha de uma só vez e programe 15 segundos, velocidade 4. Retire do copo base e deixe a massa arrefecer 20 minutos.
Bata os ovos à parte, com a bimby em funcionamento na velocidade 4 adicione os ovos através do bocal da tampa. De seguida retire e coloque a massa num saco pasteleiro e deixe repousar durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, eu utilizei um tapete de silicone, faça pequenos montes separadamente um dos outros com  a ajuda do saco pasteleiro. Reduza a temperatura para 160º e leve ao forno cerca  de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados. Deixe arrefecer e recheia ao seu gosto.
_

Dica: *Para que a massa de choux não baixe, após desligar o forno deixe os profiteroles por alguns minutos dentro do forno com a porta entre-aberta.

Fonte – Receita adaptada do Livro Base v2

15 Comentários

  1. Sissamar diz:

    Adoro! Com natas, creme de pasteleros, chocolate quente ou não adoro! Uma vez comi um bolo feito com profiteroles, que foi de chorar por mais! Já pense em voltar a fazer centenas de kilometros só para ir comer novamente aquela sobremesa!
    Beijinhos

  2. Que maravilha, ficaram tão perfeitos!!!!!
    Acreditas que nunca fiz?
    O que ando a perder, tamanha maravillha!

  3. Borboleta diz:

    Ficaram lindos, que delicia!!!
    Bjs…

  4. Flavy diz:

    aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que deu agua na bokaaaaa nham nham nham

  5. Joana Manso diz:

    Já experimentei com creme de pasteleiro e polvilhados com açúcar em pó e canela, ficaram óptimos e toda gente adorou e hoje vou fazer com chantilly e chocolate quente. Depois conto como foi o resultado.

  6. Micol diz:

    Desculpe ser chata mas esta receita parece deliciosa mas precisava da receita do creme de pasteleiro, infelizmente não tenho nenhum Januário aqui na Alemanha?Obrigada!!! Micol

  7. Micol diz:

    E era uma excelente ideia para a festa de carnaval do meu filhote!!!

  8. Micol diz:

    Como é que ficam para o dia seguinte? Ficam fofinhos????? Se eu os fizer tem que ser no dia anterior porque tenho que os levar de manhã!

  9. Mariana diz:

    Também ficam divinais com creme de caramelo, que aprendemos a fazer no curso da Bimby!!!!

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Mariana, tem razao, acredite que nunca me dispus a fazer em casa, mas serao os proximos de certeza com esse creme. obrigada por relembrar.