Pudim Cremoso de Chocolate - Bimboca

Pudim Cremoso de Chocolate

Faço parte de um grupo fantástico, grupo Dories às Sextas Feiras do Facebook. É um grupo com um conceito muito engraçado. de 15 em 15 dias os administradores publicam uma receita de um livro chamada  Baking da Dorie Greenspan (o qual ando a resistir para não comprar, depois de tantos que já tenho)Após a publicação, os membros desse grupo podem fazer receita à risca ou modificá-la conforme quiser.  No final de tudo, passamos a conhecer os restantes membros do grupo, os seus belos blogues e talentos.

Eu estreio-me com esta receita. As fotos foram tiradas já com imensos olhos postos no pudim, tive que ser rápida antes que me devorassem a sobremesa.  Primordialmente, quando vejo que não é necessário porque gostei da receita tal como ela está, sigo à risca a sua preparação, mas por vezes surgem pequenos lapsos 😀 que que foi neste caso. Excedi na quantidade do chocolate que pedia a receita, achei que tivesse estragado a receita mas ficou excelente. Excelente e nada enjoativo.

A sua textura não é tipo pudim, diria mais tipo mousse, mas também não é mousse 😀 uma meio termo. Por isso chamo-lhe Pudim Cremoso. Recomendo!

Ingredientes:

450g de Leite (usei meio Gordo)
70g de Açúcar
10g de Cacau em Pó
25g de Amido de Milho (Maizena)
2 Gemas de Ovo
1 Ovo Inteiro
125g de Chocolate ( eu coloquei 190g por engano mas ficou excelente)
25g de Manteiga sem Sal
1 colher de Chá de Extracto de Baunilha (Usei o meu)

Preparação:

Coloque no copo da Bimby 360g de leite e reserve o restante. Acrescente no copo o açúcar, o cacau e a maizena e programe 8 minutos, temperatura 90º na velocidade 3. Bata entretanto o  restante leite com  ovo e as gemas. Quando a bimby terminar volte a programar 2 minutos e meio, temperatura 80º na velocidade e com a bimby em funcionamento e deite pelo bocal da tampa a mistura do leite com os ovos. Findo o tempo adicione a manteiga, o chocolate e o extracto de baunilha e aguarde 1 minuto até que o chocolate derreta um pouco.  Após esse tempo volte a programar 1 minuto, na temperatura 80º na velocidade  3.

Distribua o preparado pelas verrines ou taças e leve ao frigorífico no mínimo 4 horas

No modo tradicional coloque num tacho o açúcar e 360g de leite e leve ao lume médio.
Entretanto junte a maizena, o cacau e o sal, misture e reserve.
No robot de cozinha coloque o restante açúcar, o ovo e as gemas e misture 1 minuto. Adicione o leite restante (90g) e de seguida os ingredientes secos, anteriormente misturados.
Com a máquina em funcionamento, deite gradualmente a mistura de leite quente. Depois de bem ligado volte a colocar a mistura na tacho e leve ao lume novamente até engrossar sem deixar ferver. Retire do lume e junte o chocolate , a manteiga e baunilha, e aguarde 1 minuto até que o chocolate derreta um pouco.  Leve o preparado ao robot de cozinha novamente, até obter uma mistura homogénea.

Distribua o preparado pelas verrines ou taças e leve ao frigorífico no mínimo 4 hora.

Se procura uma receita com características de Pudim, veja a receita de Pudim de Ovos.

Fonte – receita adaptada e alterada dos dados oferecidos pelo grupo Dorie ás sextas do livro ” Baking from my home to yours” da Dorie Greenspan. E do blogue Sabores de Canela

7 Comentários

  1. Filipa diz:

    Esses copinhos são tão docinhos como tu:))
    E essa colher está mesmo a pedir para mergulhar nesse pudim tão cremoso.

  2. Maria diz:

    Bimbocas, como comentei anteriormente, adoro a forma elegante e simples como apresentaste as fotos. Quanto ao pudim, bem, esse sabemos o quanto é bom.
    Beijinhos da Maria

  3. Mané diz:

    Está realmente muito bom (chocolate a mais? Não me parece)
    beijinho

  4. argas diz:

    Deve ser algo delicioso! Tenho de experimentar!

  5. Minha querida, adoro as tuas fotografias e adorei a tua introdução.
    O grupo é mesmo fantástico e concordo a 100% que o facto de nos tornarmos cada vez mais próximas umas das outras torna-nos muito mais fortes, muito mais capazes nesta nossa aventura de cozinhar.

    O pudim está com um aspecto divinal e as fotografias fantásticas.

    Beijinhos,
    MJ

  6. Ginja diz:

    Olá Bimboca! Obrigado pela visita tão simpática. Não conhecia o teu blog e estou a adorar, receitas e fotos, tudo lindo e com bom gosto.
    Este pudim deixa saudades, é tão bom. Quero voltar a fazê-lo!
    Um abraço.

    • Bimboca diz:

      Ola Ginja, obrigada pela sua visita. Pois com o Dorie as Sextas acabamos por conhecer imensos novos blogues. Este pudim ficara na lista dos que vao ser feitos vezes sem conta 😀 obrigada pela visita, volte sempre.