Pudim de Ovos - Bimboca

Pudim de Ovos

O ano 2011 no Bimboca estreou-se um pouco tímido, infelizmente não me tem sido possível dar a atenção ao Bimboca, nem à minha cozinha com quem gosto tanto de partilhar os momentos em que  me inspiro na hora de cozinhar. Os próximos tempos avizinham-se igualmente atribulados mas embora com menor frequência irei cá vir para colocar algumas receitas. Mal as coisas melhorem estarei de volta e com energias recarregadas

Já faço este pudim desde a era Anti-bimby. Adaptei à bimby não por ser difícil fazê-lo sem Bimby mas sim porque apenas tenho a Bimby. Há quem  lhe chame Pudim Canequa., para mim simplesmente pudim de ovos. Quando há festa há pudim, simplesmente divinal.

Se havia receita neste blogue da qual merecia uma fotografia digna era o Pudim de Ovos feito com ovos de galinhas felizes como já lhe chamaram, ou seja, ovos caseiros.

Ainda não tive a oportunidade de o cozer na varoma porque ainda não encontrei o tamanho da forma que dê para a varoma.

Ingredientes:


1 medida de Ovos (mais ou menos 7 ovos)
A mesma medida de ovos de 1 de Açúcar
A mesma medida de ovos de 1 de Leite
Sumo de 1 Limão

Caramelo liquido para a forma do pudim
Preparação:
Deite a medida dos ovos no copo da bimby e programe 1 minuto na velocidade 4. De seguida acrescente a medida do açucar durante mais 1 minuto na velocidade 3. Acrescente o leite e o sumo do limão mais 1 minuto na velocidade 2.
Unte a forma de pudim com o caramelo, deite o preparado do pudim na forma e leve a cozer em banho Maria. Verifique a sua cozedura com uma faca, se a faca deve sair limpa. Tenha em atenção para não o deixar cozer demasiado para que não fique com textura de pão.
_
No modo tradicional, bata a medida do ovos com uma batedeira até que os ovos fiquem bem batidos. Acrescente a media do açúcar e bata até ficar bem dissolvidos. Acrescente o leite e o sumo do limão e bata bem até ficar com um preparado homogéneo. Unte a forma de pudim com o caramelo, deite o preparado do pudim na forma e leve a cozer em banho Maria. Verifique a sua cozedura com uma faca, se a faca deve sair limpa. Tenha em atenção para não o deixar cozer demasiado para que não fique com textura de pão.

12 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Bimboca.com, Bimboca.com. Bimboca.com said: #bimboca Pudim de Ovos – Update Novas Fotografias http://goo.gl/fb/MEvy6 […]

  2. Mónica diz:

    A cor do pudim diz tudo 🙂 Ficou lindo!

    Beijinhos

  3. Sarokas diz:

    hummmmm!delicioso!

  4. tina diz:

    so n entendi a medida de leite…. 700g??

    • AndreiaFreitas diz:

      Ola Tina, onde é que viu 700g de leite? O leite é a mesma medida dos ovos e do açúcar. Por exemplo se usar uma chávena, é a mesma mesma medida para os ovos, açúcar e leite, espero ter ajudado.

  5. zinna1 diz:

    Olá Andreia, resolvi aparecer…
    Fiz a sua receita a risca, porque achei meio estranho não levar maisena…. fiz na panela de pressão quando tirei ainda não tinha cozido, mas depois acho que cozeu demais.
    O limão é bastante acido, pensei que se notasse a acidez, mas não o sumo do limão fica em harmonia com o pudim e este não fica enjoativo.

    Gostei muito.

    Delicioso.

    O pudim que costumo fazer é quase igual, a excepção da maisena que deito, na panela de pressão 20mt apita desligo, está pronto.

    Deixo umas imagens;

    [IMG ]http://i44.tinypic.com/kaog43.jpg[/IMG]

    http://tinypic.com/r/2wfldtt/5

    • AndreiaFreitas diz:

      ola zinna1, fixo extremamente agradavel que tenha experimentado o pudim e que tenha gostado. O meu segredo para a cozedura é quando a faca estiver a sair quase toda limpa, retiro. Obrigada pelq foto, ficou lindo. Tenho que voltar a fazer, ja nao o faço a muito tempo.

  6. Isabel diz:

    Este pudim tem um aspecto maravilhoso. Conheço esta receita mas sem o sumo do limão; costumava cozê-lo na panela de pressão, numa forma com tampa e tambem ficava bom.