Semi-frio de Tiramisu - Bimboca

Semi-frio de Tiramisu

Se existe sabor que me fascina é o do Tiramisu ou não tivesse eu ja mais receitas com o mesmo sabor. Este semi-frio é extraordinário, daqueles que se come uma fatia, e outro e outro e mais outro…. Adaptei a receita à bimby, sendo um pouco trabalhoso, mas nada que não compense no final.

Ingredientes: (para o bolo)
4 ovos
4 colheres de sopa de Água quente
240g de Açúcar
4 colheres de chá de Açúcar Baunilhado
100g de Farinha
100g de Farinha Maisena (amido de milho)
2 colheres de chá de Fermento

Preparação:
Como o bolo leva duas camadas opta-se por repartir a receita em 2 partes, mas quando o tempo não o permite faz-se tudo de uma só vez e depois corta-se o bolo ao meio, neste caso vou fazer para o bolo completo. Coloque os ovos e a agua quente no copo da bimby e programe 1 minuto, velocidade 4, a mistura deve ficar espessa e com espuma. Adicione o açúcar e açúcar baunilhado e bata durante 2 minutos na velocidade 2. Junte os restantes ingredientes e bata na velocidade 1 até obter uma massa homogénea e fofa. Transfira a massa para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 30 minutos, mas o essencial será verificar com um palito a sua cozedura, pode necessitar de mais ou menos tempo. Retire do forno, desenforme o bolo da forma e deixe arrefecer.


Ingredientes: (para a calda)
150ml de Água
100g de Açúcar
1 colher de sopa de Café em Pó ( tirei um café longo Ristretto da Nespresso)
2 colheres de sopa Baileys de Café (ou licor de café, eu usei este)

Preparação:
Se optar por usa um café em vez do café em pó, meça a quantidade do café e deite a restante água no tacho para equivaler aos 150ml. Acrescente a água o açúcar e leve ao lume até o açúcar ficar dissolvido. Retire do lume e acrescente o café e o licor, misture bem e deixe arrefecer.

Ingredientes: (para a Cobertura)
200g Queijo Creme (uso Mascarpone, mas pode optar por outro)
150g de Açúcar
2 colheres de chá de Açúcar Baunilhado
2 colheres de sopa de Baileys de Café (ou licor de café, eu usei este)
200ml de Natas *
1 colher de sopa de Sumo de Limão
Chocolate em Pó qb

Preparação:
O copo da bimby tem que se encontrar bem seco e limpo. Coloque a borboleta e as natas  e o sumo do limão e bata as natas, programando na velocidade 4, tenha atenção para não virar manteiga. Retire e reserve e deite no copo, sem borboleta, ambos os açucares, o queijo mascarpone  e as 2 colheres de Baileys e bata na velocidade 2 até opter uma mistura homogénea. Com ajuda de uma vara de arame envolva as natas com a mistura do queijo. Reserve no frigorífico até a hora de utilizar.

Montagem do Bolo:
Se fez o bolo de uma só vez, corte o bolo na horizontal em duas partes iguais. Coloque uma das camadas do bolo no prato de servir e pincel o bolo com a calda preparada até humedecer. Cubra de seguida o bolo abundantemente com a cobertura  e polvilhar generosamente com chocolate em pó. Coloque a outra camada do bolo em cima e proceda de igual modo, humedecer com a calda e cobrir com a restante cobertura na parte de cima e nas laterais. Polvilhe novamente com chocolate em pó e leve ao frigorífico pelo menos 3 horas antes de servir.

Nota: * As natas devem estar no frigorífico durante alguns dias, se achar que não estão frias suficientes para as conseguir bater bem firmes, coloque alguns minutos no congelador. Use Natas com 35% de gordura.

Lamentavelmente não tenho foto do interior porque foi para oferecer, mas em breve estará disponível.

Fonte – Receita adaptada do Baunilha e Caramelo

6 Comentários

  1. Claudia diz:

    Quero uma fatiaaaaa. . .

    Que aspecto MA-RA-VI-LHO-SO! ! !

  2. Bimboca diz:

    É bom de facto Cláudia, experimenta e verás! 😉
    beijinhos

  3. Andreia diz:

    Depois do comentário, que deixaste lá no Baunilha, passei para espreitar…
    Não conhecia o teu blog, devo dizer que gostei muito de algumas receitas que publicaste. Sem dúvida que vou voltar mais vezes. 🙂

    Quanto ao semifrio, devo dizer que ficou com óptimo aspecto, fico satisfeita em saber que gostaste!

    Beijinhos
    Andreia

  4. Claupego diz:

    A foto só dá desejos!!!

    Mas a preparação da cobertura não colocaste, ou não vi bem?

  5. idália diz:

    adoro as tuas receitas…continua…inspiras-me lol