Tarte Tartin. Tomate Cherry com Menta

Tarte Tatin. Tomate Cherry com Menta

Para um fim de Domingo, saiu esta Tarte Tatin de Tomate Cherry e Mente. A receita inicial indica folhas de basílico, mas na falta dele coloquei folhas de menta, Uma delicia. Vai ser uma tarte a sair imensas vezes na época quente que se aproxima  pois pode-se comer fria.

Tarte Tatin consiste numa tarte normal de fruta, ou outro recheio a seu gosto, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima, coloca-se a massa. Ao desenformar a tarte após cozedura no forno, ficara com as frutas no topo e a massa como base.

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada redonda
cerca de 40 Tomates Cherry
2 colheres de Sopa de óleo
Sal, pimenta e outros para temperar
1 colher de Sopa de Açúcar
1 mão cheia de migalhas de Pão , eu usei este pão ralado
1 ovo (opção)
Folhas de Basílico ou Menta ( eu usei Menta)
2 colheres de Sopa de Azeite

Preparação:

Pre-aqueca o forno a 200°.

Leve ao lume médio, numa frigideira que possa ir ao forno, os Tomates Cherry. Tempere ao seu gosto, se quiser pode acrescentar outros temperos, eu acrescentei oregãos. E deite o Açúcar ou Mel. Junte os tomates o mais possível e espalme-os para que libertem algum sumo que tenham no interior. Deixe cozinhar. Para que nao fique com demasiado liquido, devido ao sumo dos tomates, acrescente uma mão cheia, ou o que achar necessário, de migalhas de pão. Eu coloquei pão ralado feito na Bimby, sem alho e salsa.

Estenda a massa folhada folhada numa bancada. Quando o preparado do tomates estiver do seu agrado, cozido, retire a frigideira do lume e coloque a massa folhada, centrando, sobre o preparado e aconchega as laterais. Pincel a massa folhada com o ovo. Embora não se vá ver a massa folhada, porque ira ficar virada para baixo, fica mais estaladiço. Fiz como indicava no livro e gostei.

Leve ao forno durante 20 minutos ou ate que a massa folhada esteja dourada. Retire e deixe arrefecer. Decore com folhas de Basilico ou Menta e a tarte com as 2 colheres de azeite.

Pode ser comida quente ou fria.


Receita adaptada e alterada do livro Baking Made Easy de Lorraine Pascale
pode adquirir o livro aqui

6 Comentários

  1. Carla diz:

    Adorei a ideia. A tarte tatin de maçã conta-se entre as minhas sobremesas preferidas, de certeza que a versão salgada vai passar a ser um dos top ten das tartes.
    Beijinhos

  2. Monica diz:

    Olá, então este fim de semana vens cá fazer uma visitinha? Podias ter dito vou estar num Evento da Bimby em Lisboa e podia levar uma pessoa comigo, agora já esta a vaga ocupada 🙂
    A tarte esta com muito bom aspecto mas eu com tomates não me dou lá muito bem 🙂

    Beijinho e boa viagem 🙂

  3. Gisela diz:

    Adorei esta versão salgada e logo eu que adoro tartes de tomate.
    Um beijinho

  4. HUmmmm que delícia. Tenho de experimentar esta! Até estou a salivar…